O que acontece com o seu corpo Antes, Durante e Depois da Mestruação?

29 set

Vou dar essa resposta para vocês.Peguei as informações no site da O.B!

Antes

Seu Corpo:

Dias antes da menstruação, algumas garotas passam por um período de verdadeira turbulência. Mau humor, irritabilidade, inchaço, dores nos seios, vontade incontrolável de comer doce… É a famosa tensão pré-menstrual, ou TPM, que pode apresentar mais de 150 sintomas que influenciam no comportamento do nosso corpo e das nossas emoções.

O culpado por toda essa revolução é um hormônio chamado progesterona. É ele o causador de sintomas como inchaço, aumento de peso e dores na mama.

Emocional:

Em um momento, você se sente bem e no seguinte tem uma crise de choro inexplicável. Calma, você não é descontrolada. Essa instabilidade emocional é muito comum durante o período pré-menstrual.

A prática de atividades físicas é uma grande aliada. Os exercícios ajudam na produção de endorfina, uma das substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar.

Alimentação:

Neste período, o organismo naturalmente tende a reter mais água, causando aquela sensação de corpo inchado. Nada de pânico: a dica aqui é evitar alimentos que dificultem a eliminação de líquidos, como carne vermelha, frituras, álcool, café, refrigerantes (mesmo o light), sal e açúcar em excesso.

Invista em alimentos que ajudam na eliminação de líquidos, como chá de erva-doce e frutas como abacaxi, melancia e melão, que são diuréticos e estimulam o funcionamento dos rins. Também é importante tomar muita água. Pode parecer contraditório, mas quanto mais água você consome, mais fácil seu organismo se livra dela.

Esporte:

Além de fazer muito bem à saúde, a atividade física é uma ótima maneira de suavizar os efeitos da TPM. Por quê? É que a prática moderada de exercícios ajuda a corrigir as alterações provocadas pela dor pré-menstrual. E não é só isso! Quando movimentamos o corpo, há um aumento da produção de endorfina, uma das substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Correr, caminhar, nadar e pedalar são atividades que melhoram a circulação sanguínea e ajudam a reduzir a ansiedade e a irritabilidade. Já ioga, meditação e exercícios de alongamento são eficientes contras sintomas como cólicas, retenção de líquidos e dores lombares.

Vida Sexual:

Na época imediatamente antes da menstruação, a chance de ocorrer uma gravidez é menor – a ovulação já ficou lá para trás no calendário do ciclo menstrual e o corpo está pronto para se livrar de todas as condições que havia preparado para receber o embrião, como o revestimento do útero.

Entretanto, é sempre recomendado usar métodos de contracepção, como anticoncepcionais e preservativos – estes têm a vantagem de, além de evitar a gravidez, prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Durante

Seu corpo:

Quando a menstruação se inicia, é como se o corpo se renovasse. Como não houve fecundação, o útero fica pronto para se livrar de toda a preparação feita para receber o embrião; expulsa o óvulo não-fecundado e a camada de sangue que o protegia.

Para que essa camada se desprenda com mais facilidade, o útero se contrai repetidas vezes no início da menstruação. Esse movimento involuntário é o responsável pelas cólicas. Para aliviar as dores, você pode tentar tomar chás calmantes (como o de camomila). Se as dores forem intensas, medicamentos podem ser a solução.

Emocional:

Com o começo da menstruação, a produção de progesterona cai e as emoções tendem a voltar ao normal. Chega de choro sem motivo, mau humor e irritação

Alimentação:

Durante a menstruação, podem acontecer algumas alterações no funcionamento do seu corpo. Se neste período você sente que o intestino fica mais solto, procure alimentos ricos em carboidratos (como batata e arroz) e algumas frutas (principalmente maçã e banana). Se a sua digestão costuma ficar mais difícil, evite massas, leite, bebidas gasosas e legumes como o brócolis, que fermentam com mais facilidade.

Carnes, fonte de ferro, e as frutas cítricas, ricas em vitamina C e ácido fólico, também são ótimas pedidas para esta fase. Para as cólicas, chás de camomila e erva-doce podem ajudar a aliviar as dores

Esportes:

Esqueça a idéia de que esporte e menstruação não combinam. Na verdade, eles fazem uma dupla perfeita, já que a produção de endorfina é estimulada com os exercícios, e ela pode diminuir a dor das cólicas e aumentar a sensação de bem-estar.

Mesmo os esportes aquáticos podem ser praticados no período menstrual, com o uso de um absorvente interno.

Vida Sexual:

Não existe razão médica que impeça as relações sexuais durante o período menstrual. A sua única preocupação deve ser a de evitar doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada. Por isso, é sempre recomendado o uso de preservativos.

Embora nem todo mundo saiba, existe uma pequena chance de engravidar mesmo menstruada. Você tem que levar em consideração que o espermatozóide pode sobreviver por 72 horas no seu corpo. Isso quer dizer que, se você estiver no final da menstruação e sua ovulação ocorrer três dias depois da relação sexual, por exemplo, há a possibilidade de uma fecundação. Então, previna-se!

Depois

Seu Corpo:

Com o fim da menstruação, a mucosa do útero volta a se preparar para uma possível gravidez, ficando mais espessa e rica em vasos sangüíneos e nutrientes. Nesta fase é que ocorre a ovulação: duas semanas antes da menstruação, o óvulo maduro sai do ovário em direção ao útero, passando pelas trompas. O caminho demora de três a quatro dias e, se não for fecundado, o óvulo se dissolve.

Emocional:

Este é o período em que há maior equilíbrio emocional, já que a produção de progesterona está baixa e não há tantas interferências hormonais no sistema nervoso. Então, se sentir variações inexplicáveis de ânimo, procure um especialista para ver se está tudo bem com você.

Alimentação:

Nesta fase, seu corpo está mais equilibrado e apresenta menos tendência a reter água, o que geralmente representa uma queda no peso em comparação com as outras fases do ciclo.

Porém, isso não significa que você pode esquecer da alimentação saudável. O ideal é continuar bebendo no mínimo dois litros de água por dia e manter uma dieta equilibrada.

Esportes:

Esta é a fase do ciclo em que você tende a se sentir mais disposta. Portanto, aproveite! Este é um bom período para investir nos benefícios que a prática de exercícios pode trazer na TPM.

Com as atividades físicas, a produção de endorfina (aquela substância que dá sensação de bem-estar) é estimulada e os sintomas da TPM tendem a desaparecer. Ioga, corrida, alongamento, exercícios na água e step são algumas opções.

Vida Sexual:

Geralmente, esta é a fase em que a garota sente naturalmente mais desejo sexual, e não é coincidência, já que este é o período fértil. Portanto, sinal de alerta vermelho! Os espermatozóides sobrevivem por até 72 horas no seu organismo e toda relação sexual mantida três dias antes da ovulação ou até quatro dias depois dela são altamente propícias para a fecundação.

Então, para evitar uma gravidez indesejada e se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, não se esqueça de usar preservativo.

Eu uso e recomendo para todas vocês O.B !

Beijinhoos!


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4 Respostas to “O que acontece com o seu corpo Antes, Durante e Depois da Mestruação?”

  1. jessica 08/11/2010 at 19:47 #

    Olá, muito bom a explicação!

    bjs

  2. jessica 08/11/2010 at 19:48 #

    Eu tinha muitas duvidadas sobre menstruação, mais agora ta tudo bem mais claro…!

    Obrigado.

  3. luanafn 24/02/2011 at 15:53 #

    gente eu estou com colica inves de ser tpm minha menarque nem cgegou

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